Como parar de Roer Unhas em 2023? 5 Dicas INFALÍVEIS

Ter o hábito de roer as unhas, além de ser feio e nojento, ainda pode gerar sérios de problemas para a saúde. Conheça as 5 melhores dicas de como parar de roer unhas 2023 e entenda os malefícios desse péssimo hábito:

publicidade
Parar de Roer Unhas 2023
Parar de Roer Unhas 2023 (Fonte: Dicas de Mulher)

5 dicas para parar de roer unhas 2023

Raiz do problema

publicidade

A primeira coisa que é preciso entender quando decidir parar de roer unhas 2023 são os motivos que levam a esse hábito. Assim, pode ser apenas um comportamento ou está relacionada a um momento de estresse, medo, insegurança, raiva, ansiedade ou outros.

mulher roendo as unhas
Fonte: Minha Vida

Unhas bem curtinhas

publicidade

Agora, de forma mais prática, a primeira dica é manter as unhas cortadas bem curtinhas e lixadas uniformemente e rente a pele. É imprescindível não deixar nenhuma pontinha ou descamação. Com isso, você diminuirá a tentação de roer.

lixando as unhas
Fonte: Casa e Jardim
publicidade

Unhas pintadas

Essa dica é super simples e pode ser combinada com a anterior. Pintar as unhas regularmente, pelo menos uma vez na semana, além de deixarem fortalecidas, evitando a quebra, também contribui para gerar apego emocional a esmaltação. 

Unhas curtas pintadas
Fonte: Dicas de Mulher
publicidade

Substituir o hábito

Independente da causa que leva você a ter esse hábito, uma das formas de parar de roer unhas 2023 é trocar por outro hábito. Algumas sugestões são: brinquedos antiestresse e mascar chiclete ou goma (sem açúcar).

Alongamentos

publicidade

A última dica é mais definitiva que é aderir aos alongamentos de unhas. Há a opção em acrílico, gel e vidro. Todas elas deixarão as unhas maravilhosas e impossíveis de serem roídas, já que são rígidas. Porém, elas só poderão ser feitas caso as unhas naturais estejam saudáveis e sem nenhuma infecção ou ferimento.

A ideia é criar o hábito do autocuidado com as mãos. Assim, além do corte e esmaltação, a aplicação de hidratantes para as mãos e cutículas irá gerar apego a essa parte do corpo. Com isso, irá diminuir os impulsos de roer as unhas e também evitará a formação daquelas “pelinhas”, já que não haverá ressecamento.

Malefícios de roer unhas

Roer as unhas é um hábito muito comum e acredita-se que este está relacionado com fatores psicológicos. Já outros estudos apontam que é uma prática comportamental. Dessa maneira, antes de tudo é necessário um autoconhecimento e compreender a raiz do problema.

publicidade

É importante saber que as unhas são uma camada de proteção natural para as extremidades do corpo, ou seja, para os dedos. Portanto, roer as unhas tira essa defesa e ainda pode gerar lesões nos dedos e cutículas.

Os machucados tendem, com a repetição, a tirar a sensibilidade e, assim, tornarem, cada vez mais, agressivas e irrecuperáveis. Os ferimentos também podem ser a porta de entrada para fungos, vírus e bactérias, tornando o local propício para possíveis infecções.

publicidade

Quem tirar as unhas com os dentes acaba gerando um esforço repetitivo na dentição desgastando o esmalte com a fricção. Assim, enfraquece a camada protetora e tona-os suscetíveis a lesões, fissuras, hipersensibilidade e, para piorar a situação, a formação de cáries.

A unha também pode cortar a gengiva, podendo evoluir para uma infecção, já que as mãos estão cheias de bactérias. Em casos mais graves, pode evoluir para uma doença periodontal, como a periodontite.

Por fim, toda mulher ama estar com as unhas grandes e em perfeito estado. Porém, quem tem esse péssimo hábito não consegue deixá-las crescer. Diante de tantos malefícios, é inadmissível você não parar de roer unhas 2023. Confira no vídeo abaixo mais dicas de como acabar com esse comportamento:

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Cláudia Bernardes
Formada em Moda, Cláudia Bernardes é especialista em tudo relacionado a conteúdo fashion no Brasil. Já é redatora profissional e escreve para portais online desde 2014 e está sempre de olho em tudo o que envolve o mundo da moda afim de ajudar as mulheres brasileiras a estarem sempre dentro das últimas tendências.