Muitas pessoas já sabem que não se deve retirar as cutículas para manter a proteção natural das unhas. Mas afinal, como tirar cutícula sem alicate? Saiba todos os passos e dicas neste post:
Como tirar cutícula sem alicate?
As cutículas são uma barreira natural para as unhas e, por isso, não é indicado a sua remoção. Mesmo assim, as brasileiras possuem esse hábito. Mas sabia que é possível tirar cutícula sem alicate? De modo geral há três formas:
Remover com a espátula
A forma mais comum de tirar cutícula sem alicate é usando a espátula. Porém, não adianta apenas usá-la nas unhas, pois antes é preciso amolecer as cutículas. Para isso, use um amolecedor específico ou qualquer hidratante.
Deixe o produto amolecer as cutículas por 5 a 10 minutos. Após esse prazo, retire todo o excesso e comece a limpeza usando a espátula. Remova as cutículas primeiro com o lado de reto e depois com o pontiagudo.
Remover com a escovinha
A remoção da cutícula com a escovinha é ainda mais fácil do que o primeiro processo. A primeira coisa a ser feita é aplicar o amolecedor de cutículas em abundância e esperar o tempo de agir.
Em seguida, você irá esfoliar as cutículas com a água de uma escovinha. Essa deve ser usada com leveza removendo a pele morta. O segredo é investir tempo em cada uma e não na intensidade.
Broca
A forma mais atual de tirar cutícula sem alicate é usando a lixadeira elétrica usada pelas manicures. Porém, além desse aparelho é essencial o uso de brocas diamantadas e específicas para essa função.
Todo o excesso é removido de forma rápida e indolor. Porém, nossa recomendação é buscar uma profissional Nail Designer para fazer o procedimento de forma segura e sem gerar nenhum dano as cutículas e unhas.
Como fazer um removedor de cutícula caseiro?
Antes, para amolecer as cutículas era usada a água, porém, esse processo levava bastante tempo e ainda gerava a maior sujeira. Por esse motivo, essa etapa foi substituída pelo amolecedor de cutículas.
Na falta do produto em casa é possível fazer uma versão caseira com apenas alguns produtos, como: açúcar, hidratante corporal e algumas gotas de óleo vegetal (amêndoa ou azeite de oliva extra virgem).
Basta misturar uma porção igual dos dois primeiros ingredientes e as gotinhas até ficar tudo homogêneo. Após a aplicação é necessário aguardar 5 minutos para que a misturinha possa agir e amolecer as cutículas.
Cuidados para as unhas e cutículas
Assim como toda a nossa pele, as cutículas precisam de hidratação diária. Com isso, elas deixarão de ficar ressecadas e com o passar do tempo ficarão mais finas e sutis, dispensando a cutilagem.
Existem hidratantes específicos para a cutícula. Porém, os óleos naturais também podem ser usados, como o óleo de coco e girassol. A indicação é passar três vezes ao dia. Assim, durante o trabalho você pode levar o hidratante e sempre aplicar uma nova camada massageando.
Para evitar ressecamento não use acetona para remover o esmalte. Esse é um abrangente muito agressivo que, ao longo do uso, leva as unhas ficaram fracas e a pele dos dedos ressecar.
Por fim, use sempre nas unhas base fortalecedora antes da esmaltação comum. Isso irá evitar possíveis manchas deixadas pelos esmaltes escuros e ainda irá deixá-las mais fortes. Confira no vídeo abaixo mais dicas: